domingo, 3 de abril de 2011

Vendo como a roupa ficará no avatar

Sempre é bom verificar como ficou a roupa que criamos antes de mandar para o Second Life. Já que custa L$10 (10 lindens) para mandar as imagens para lá.
Primeiro, vamos baixar o SL Clothes Previewer (Pré-Visualizador de Roupas do SL). Pegue o arquivo slcp_win.zip e extraia os arquivos para uma pasta SLCP.

Para executar o programa basta dar um clique duplo no ícone do programa. Atenção, o clique duplo é em cima do ícone, não no nome do programa.
Se quiser você pode criar um atalho para o programa na sua área de trabalho. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o nome do programa e selecionar a opção "Copiar".
Depois, vá a área de trabalho, clique com o botão direito e selecione a opção "Colar Atalho".
Pronto! Poderá sempre clicar nesse ícone para executar o SLCP.


Esta é a tela do SLCP. Ele pode ser usado tanto para ver roupas, como skins criadas por você.
O botão "Toggle Gender" é para trocar o sexo da figura. Para ver como a roupa ficará num avatar masculino ou feminino.
O botão "Head" é para carregar imagens da cabeça, como skins ou tatuagens de rosto.
O botão "Upper" é para carregar imagens do torso, como camisas, camisetas, a parte de cima da jaqueta, tops, sutiãs, a parte de cima do biquini, tatuagens, skins.
O botão "Lower" é para carregar imagens do quadril e pernas, como calças, shorts, a parte de baixo do biquini, sungas, cuecas, tatuagens, skins.
O botão "Skirt" é para carregar imagens de saias.

Clique agora no botão Upper.

Vamos carregar a imagem "camisa.tga" que criamos na lição anterior. Procure pela pasta onde está a imagem, clique no arquivo e clique no botão "Abrir".

Veremos a camisa ser carregada na figura feminina.

Se quisermos ver como fica num avatar masculino basta clicar no menu "Scene" (Cena) -> "Toggle Gender" (Trocar gënero).

Vamos usar o mouse agora. Clique e segure o botão esquerdo em alguma parte superior da parte azul da imagem. Arraste o mouse um pouco para baixo.
Você verá a figura rotacionar (girar) para baixo. Assim poderemos ver alguns detalhes da alça da camisa. Para voltar a figura para sua posição clique e arraste de baixo para cima.
Se quisermos ver as laterais basta clicar no lado direito ou esquerdo da figura e arrastar o mouse para o lado contrário do que clicamos.
- Para dar "Zoom" na imagem basta segurar a tecla "Shift", clicar no canto esquerdo e arrastar para a direita. Para diminuir a imagem basta arrastar ou mouse da direita para a esquerda.
- Para mover a figura sem rotacionar (girar) segure a tecla "Ctrl", clique e arraste o mouse para os lados, ou para cima ou para baixo.

Pela figura abaixo podemos ver que a camisa não está bem alinhada.


Para resolver isso vamos baixar os Chip Midnight's improved clothing templates.
Umas das vantagens dos templates do Chip Midnight sobre os templates oficiais da Linden Lab é que eles tem marcações de alinhamento.

Assim, podemos usar essas marcações para alinhar melhor a roupa que estamos criando.


Na próxima aula veremos como mandar as imagens para o Second Life e criar as roupas com elas.

3 comentários:

NETO disse...

bom dia parabéns pelo blog
esta tudo muito bem explicado aqui
gostaria de saber se têm algum mais atual

Anônimo disse...

Saudações. Ao que parece o ficheiro para vermos as nossas roupas num avatar já não existe. Onde posso encontrar o dito programa?

Tani (Tanicky) disse...

Muito obrigada! Adorei as explicações. Claro, direto.